domingo, 8 de março de 2020

A origem da filosofia


A Filosofia nasceu na Grécia Antiga, nos séc. VI e V antes de Cristo. Os filósofos e os historiadores costumam dizer que o seu berço foi a cultura helênica, isto é, a cultura grega deste tempo, que tinham os deuses do Olimpo como divindades; e a cosmologia, ou seja, a visão que eles tinham do cosmo, do mundo, de suas origens e explicações, se davam à partir dos mitos. Numa palavra, a cosmologia do mundo helênico era mitológica - para quem quiser saber mais sobre a mitologia grega, é só acessar aqui.

Foi da necessidade de ter uma visão mais racional do mundo que surgiu as primeiras teorias filosóficas. Mas antes de expô-las aqui, vamos primeiramente às indagações feitas tanto por aqueles que buscavam respostas nos mitos quanto aqueles que buscavam as explicações na phyisis, ou melhor, na Natureza. As perguntas eram: qual é a origem de tudo?, de onde vem o mal?, a beleza?, somos mortais, como os semi-deuses, ou somos imortais, como as dinvindades do Olimpio?

A História da Filosofia costuma chamar os primeiros filósofos de pré-socráticos. Mas veja: eles não são chamados assim porque nasceram ou viveram antes dele, e sim porque os filósofos e os historiadores tem a filosofia de Sócrates como a principal ou a melhor na Grécia antiga, só isso. O que não quer dizer que eles estavam completamente errados. Pelo contrário: há muita filosofia de grande valor filosófico na parte destes, com reflexões pertinentes que vão desde à reflexão sobre o ser (Ontologia), à reflexões sobre moral, ética, política e etc.

Estes, ou melhor, os pré-socráticos, antes de serem filósofos, eram cientistas, isto é, matemáticos, físicos, e etc. Dentre eles, se encontram: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Parmênides de Eléia, Heráclito, Parmênides, Empédocles, Demôcrito, Xenófanes de Colofon, Pitágoras de Sanos e entre outros. Todos eles, exceto Pitágoras, atribuiam a origem da Vida à algum elemento da Natureza, tais como a água, o ar, o vento e o fogo - para Pitágoras, a origem de tudo estava no número.

Para Tales de Mileto, por exemplo, tudo vem da água; para Anaximandro, tudo surge do indeterminado, do infinito, que ele chamava de Apeíron; para Xenófanes de Colofon, a origem de tudo é a terra; para Heráclito, tudo vem do fogo; para Parmênides, o fogo é o criador; e a terra, a matéria.
Glauber Da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário