domingo, 8 de março de 2020

A origem dos deuses

Vamos fazer a restituição da Grécia Antiga. Naquele tempo, não passava pela cabeça de nenhum mortal que o planeta Terra fosse um globo que girava em torno do sol, numa órbita perfeita localizada exatamente na via láctea. Muito provavelmente, tal idéia não devia passar nem pela cabeça dos deuses. Piorou a de que existem milhares de galáxias espalhadas pelo Universo, com seus buracos negros, seus sistemas, seus astros e estrelas. O mundo, para eles, era plano.

(E aqui vai um palpite: será realmente que o Universo é plano? Não pensamos quem sabe tal como os povos antigos? Graças a Deus não sou físico, nem astrofísico, e deixo esta questão para eles, os cientistas.)

Ao contrário do que acredita muitos, na mitologia grega não foram os deuses que criaram o Universo, mas o Universo que criou os deuses. No princípio não era o Verbo, e sim o Caos, que gerou a Terra, isto é, a Gaia; que por sua vez, gerou o Mar (Pontos) e o Céu (Urano). Da união entre a Terra e o Mar, ou melhor, entre Gaia e Pontos nasceu Nereu, o Velho do Mar. Nereu era uma espécie de Mertamofose, e podia diluir-se e desmanchar na àgua quando e como quisesse. Mas Gaia não uniu-se apenas à Pontos, mas também com Urano, ou seja, com o Céu.

Da união de Gaia e Urano nasceram os Titãs e as Titânidas. Estes, se uniram entre si, dando origem a diversas dinvindades. Dentre todos os Titãs, como por exemplo Oceano, Coeus, Crios, Hyperion, Japetus e Cronos, Gaia escolheu este último para ocupar o trono do pai, Urano. Assim que ele cresceu, Gaia, sua mãe, o colocou contra o próprio pai. Antes, ela fez uma foice de ferro, e lhe deu dizendo: castra seu pai Urano, e jogue tudo no mar.

Cronos fez, e ao jogar toda o sexo do pai, uma onda com espumas manchadas de sangue se fez, e dela nasceu Afrodite, a deusa do Amor e da Beleza. Ao tomar posse do trono, Cronos uniu-se com Rhea, dando origem a Zeus. Por temer em ser morto por um filho, tal como ele fez com seu pai Urano, Cronos matava todos os seus filhos, comendo-os e devorando-os vivos, até à morte.

Quem entregava os filhos para ele comer era Rhea. Com Zeus, fez diferente. Ao invés de dar este filho para Cronos comer, ela lhe deu uma pedra envolta em cueiros, dizendo que era Zeus. Cronos comeu a pedra, e Rhea, salvando o filho, o entregou aos cuidados de uma ninfa, chamada Adastéia, que alimentou Zeus com mel e leite de cabra Amaltéia.

Com este leite ele cresceu bem rápido, e com a ajuda da mãe, derrubou Cronos no chão, fazendo o beber um veneno de mostarda e sal. Depois de derrotar o pai, Zeus e os deuses mais jovens combateram os Titãs nas planíceis da Tessália, e se apossaram do Monte do Olimpo, onde passou a ser a morada dos deuses. Agora, lá do Olimpo, eles comandavam a vida dos gregos e de todos em volta.
Glauber da Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário