quinta-feira, 28 de março de 2013

COMO A AMÉRICA FOI POVOADA


No artigo "O Povoamento da América) publicado aqui no blog, expliquei sobre as teorias mais aceitas sobre como a América foi povoada. A primeira teoria defende a tese de que os povos asiáticos atravessaram o continente asiático pelo Estreito de Bering quando este ainda era coberto por gelo, na última etapa da Era Glacial, chegando assim no continente Americano. Veja o mapa acima. Da Sibéria (Ásia) chegaram no Alaska (América do Norte) Ali onde há um círculo amarelo provavelmente existiu uma espécie de "ponte feita de gelo". Para os pesquisadores, o povo asiático chegou ao continente americano devido às caças a animais gigantes; e isto levou cerca de mil anos.

Já a segunda teoria defende a tese de que o povoamento da América começou na América do Sul. Segundo os pesquisadores desta teoria, certos grupos humanos, em pequenas embarcações, partiram das ilhas da Polinésia e da Oceania em direção à América do Sul, atravessando, portanto, o Oceano Pacífico. Veja o mapa logo abaixo:
Para os historiadores, este dilema se resolve através de descobertas arqueológicas e genéticas. Veja. Para quem defende a primeira teoria, o argumento mais forte é a descoberta que fizeram nas proximidades do Novo México e nos EUA na década de 30. Eles acharam pontas de flechas fabricadas com pedra lascada e com ossos de mamutes e bisões, objetos estes considerados os mais antigos produzidos na América.
Além disto, uma pesquisa genética recente, a maior de todos os tempo relacionadas ao nativos americanos, prova, em variações genéticas detectadas no DNA, que estes nativos provém das tribos siberianos. Para estes pesquisadores, o povoamento da América teve três grandes migrações, uma a cada longo período. Ou seja, foi da Sibéria que saíram os primeiros grupos humanos em direção à América.
Mas veja, estas pesquisas se limitam apenas aos nativos norte-americanos. Em contrapartida, o argumento mais forte de que o povoamento da América começou pela América do Sul é a descoberta de objetos sul-americanos mais antigos que aquelas pontas de flechas descobertas na América do Norte feita de pedra lascada e ossos de mamutes e bisões. Ou seja: será mesmo que a questão já está encerrada com esta pesquisa genética feita somente com os nativos norte-americanos? Qual é a sua opinião?

outro texto relacionado a este artigo: o povoamento da américa

Nenhum comentário:

Postar um comentário