segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O Nordeste

O nordeste é a região brasileira que possui o maior número de estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Desde a pré-história, ele já era habitado pelos povos indígenas do Brasil, que no início da colonização realizavam trocas com os europeus, trocando o pau-brasil por outros ítens.
Foi o palco do descobrimento do Brasil, bem como a região onde se deu início a primeira atividade econômica do país, com a extração do pau-brasil. Em 1630 a 1654 ela foi dominada pelos holandeses, sendo chamada de a Nova Holanda, e também, em partes, pelos franceses.
Neste tempo, os escravos africanos já mostravam sinais de revolta contra a sua injusta condição de escravos, queriam libertar-se. Mas só foi no séc. XVI que eles, cansados da dominação dos europeus, sob a liderança de Zumbi dos Palmares, fugiram. Ocuparam um grande território de Alagoas, onde fundaram um quilombo chamado de "O Quilombo de Palmares". Este quilombo, por ser muito grande, era dividido entre pequenas aldeias/cidadezinhas, cuja capital tinha o nome de o "Macaco."
O Quilombo dos Palmares contava com 20 mil pessoas. Os dominadores, europeus ou não, iniciaram uma campanha para capturar os escravos fugões, destruir o quilombo e prender o líder, Zumbi. No ano de 1694, eles, depois de tomarem todas as aldeias, finalmente tomaram o "Macaco", e prenderam o líder, o qual eles mataram e degolaram a cabeça, para exibí-la em praça pública, no Recife.
A primeira sede do governo-geral do Brasil foi no Nordeste, na cidade de Salvador, pois, esta cidade situa-se estratégicamente em um ponto médio do litoral, ou seja: dos pontos de onde saiam e chegavam as exportações e as importações.A sua principal economia, até os dias de hoje, é o cultivo do açúcar, com os seus engenhos e indústrias.
Como disse, o Nordeste foi a região mais rica do Brasil no período colonial, mas, veio a seca, e junto com ela a fome, o desemprego, as péssimas condições humanas de sobrevivência. Isto fez com que no séc. XX, nas décadas de 60, 70 e 80 os nordestinos começassem a imigrar pelo país, sendo atraídos por ofertas de empregos nas regiões Norte e Sudeste do Brasil, em especial, pela cidade de São Paulo, que crescia significamente.
Contudo, o que era um sonho de salvação, de melhoria de vida, tornou-se um pesadelo para estes nordestinos, uma vez que o que encontraram nas cidades do Sudeste foi o pré-conceito, salários baixos, e até mesmo desemprego. Hoje, depois de tantas injustiças feitas contra os nordestinos, há menas imigração. Ou melhor: tem mais gente indo morar no Nordeste do que gente do Nordeste saindo para morar num outro lugar.
O Nordeste Hoje.Bom, disse aqui que o Nordeste é a região que mais possui estados brasileiros, que foi o palco para a encenação do descobrimento do Brasil, que quando os portugueses aqui chegaram, estabeleceram uma relação comercial com os nossos índios, onde estes trocavam o pau-brasil com outros íntens. Falei também que no período da colonização o Nordeste era a região mais rica do país, tinha uma cidade que era a capital do Brasil, Salvador, e exportava e importava.
É claro que não foram os índios que saíram ganhando com tudo isto, e sim os portugueses e seus filhos, os holandeses, os franceses e demais europeus, que daqui extraíram o pau-brasil e o açucar para vender aos demais países do mundo. Nisto tudo, os escravos, injustiçados, foram se revoltando, fugindo, até fundarem a maior colônia do Brasil, o quilombo do Palmares, onde depois foi tomado pelos europeus e filhos de europeus com nossas índias e com as negras africanas, vindo a matar e a degolar Zumbi em plena praça pública.
Com toda esta exploração da terra nordestina, os nordestinos se viram na seca, na fome, e em péssimas condições de vida, resultado de séculos de dominação do povo europeu. Na seca e na fome, foram iludidos de que no Sudeste, principalmente em São Paulo, não faltava emprego, quem quisesse se aventurar, iria se dar bem. Mas ao chegarem em São Paulo e nas demais cidades em processo de urbanização, o que viveram foi o pré-conceito, a exploração da mão-de-obra e até mesmo o desemprego.
Enquanto isto, lá no Nordeste, a seca e a miséria prevalecia. Em 1960, viram que precisavam fazer algo para recompensá-lo de tantas injustiças. Foi quando surgiu o 1° órgão de planejamento regional do Brasil, a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) cuja estratégia principale era dar ênfase à industrialização no Nordeste.Para isto, contaram com os incentivos fiscais e financeiros, junto com investimentos estatais que visavam ampliar a estrutura viária (construção de rodovias e ferrovias) e energética da região, para desenvolverem o processo de industrialização.
Na agropecuária, a Sudene desenvolveu projetos para melhorar a irrigação nordestina, usando técnicas modernas de irrigação no semi-árido. A região que eles mais deram importância para este tipo de trabalho foi a Zona da Mata.De fato, depois deste projeto, o Nordeste melhorou muito, aumentando a população e diminuindo o número de pessoas que vivem nos campos rurais. O turismo melhorou também. Entretanto, segundo as pesquisas, a qualidade de vida do nordestino en si pouco mudou: continua ganhando pouco e sendo explorado. Também, o Nordeste continua sendo a maior região nos índices de mortalidade infantil, desemprego, analfabetismo, educação e etc. Ou seja: continua quase o mesmo, com o nordestino sendo explorado.
As 7 áreas desenvolvidas pela Sudene.As 7 áreas desenvolvidas pela Sudene são: o pólo petroquímico de Camaçari, na Bahia; o pólo textil e de confecções em Fortaleza; o complexo mineral-metalúrgico de Petrolina-Juazeiro e do vale do São Francismo; a agricultura de grãos nas porções meridionais do Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia; o polo de floricultura do vale do rio Açu; e os diversos pólos turisticos nas principais cidades do Nordeste.
fonte: winkipédia e www.clubemundo.com.br

Um comentário:

  1. Em 2007 estava previsto para a região norte ser dividida em duas partes, então foi dividida?

    ResponderExcluir