segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O Humanismo

Como o professor Glauber disse na aula passada, no Renascimento buscava-se o humanismo, que significava compreender melhor o ser humano, valorizando-o, a fim de que o moralismo e o puritanismo, tão presentes na Era Medieval fosse repudiado.
Também disse que se na Era Medieval predominava-se a visão teocêntrica, isto é, Deus como medida de todas as coisas, no humanismo é o homem que passa a ser o centro de todas as coisas. Quando vocês crescerem, e pensarem sobre isso de maneira mais ampla e real, verão que Deus e o homem precisam andar juntos, ser ambos a medida de todas as coisas, com bom senso e bom juízo.
Como disse, no Renascimento ocorreu um regresso à Grécia Antiga, de tal modo que o humanista é aquele que se volta para os clássicos antigos. Fazendo isto, "redescobrem" a racionalidade humana, algo que se conquista através do estudo, da investigação científica e da reflexão pessoal.
No Renascimento, o surgimento da imprensa e das academias ajudaram a desenvolver o humanismo. Foi um período de grandes aspirações intelectuais, onde o homem desenvolveu novas ciências, como a geografia, a cartografia, a botânica e a zoologia. Vale ressaltar aqui também que as viagens marítimas foram as grandes molas de impulso para o desenvolvimento destas.
Talvez, a maior descoberta neste período foi a de que a Terra gira em torno do sol, pois até então a Terra ocupava o centro do universo, como impunha a igreja católica para não desdizer a Bíblia. O nome desta teoria, a de que a Terra gira em torno do sol e não o contrário é: a teoria heliocêntrica, e foi elaborada pelo polonês Nicolau Copérnico (1473-1553).
Mas não para por aí. Foi com o humanismo exarcebato no Renascimento que o conhecimento do homem sobre o corpo humano se desenvolveu significamente. Por outro lado, esses conhecimentos vinham em grande parte contra as verdades de fé da igreja católica (dogmas), que, na época, cometeu inúmeras injustiças contra os cientistas e pensadores, tal como o prof. falou para vocês na aula passada.
O que não quer dizer, meus alunos, que a igreja católica nos dias de hoje faz o mesmo. Pelo contrário, ela se arrependeu do que fez naquele tempo e hoje procura andar lado a lado com a filosofia, a arte e as ciências. Ok?
aula do prof. Glauber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário