segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Como viviam os primeiros americanos

Os primeiros americanos tinham a caça como principal meio de sobrevivência, seguida da pesca e da coleta de frutos. Viviam em gruspos bastante reduzidos, e eram nômades, isto é, se deslocavam de um lado para outro, conforme as suas necessidades vitais.
Até dez mil anos atrás, o clima era menos quente e menos úmido; as áreas florestais não eram grandes e haviam muitas savanas, onde os grandes animais habitavam. Com a elevação da temperatura, a grande parte da camada de gelo que cobria o espaço terrestre foi se derretendo. O clima começou a ficar mais quente, e mais úmido, e muitos destes grandes animais, como os mamutes e os mastodontes morreram, salvando-se apenas aqueles que conseguiram encontrar outras savanas para sobreviver.
Desse modo, apenas os animais menores sobreviveram, de tal maneira que a anta, com no máximo 2 metros de cumprimento, é o maior animal mamífero terrestre da América do Sul.Com a subida da temperatura, muitos rios secaram e grandes áreas desertas foram surgindo. Em razão disto, o homem aprendeu a plantar, ou melhor, a cultivar a terra, e onde havia florestas, eles foram obrigados a inventar armadilhas para capturar os animais menores.
Até aonde se sabe, as primeiras experiências com a agricultura na América se deu no México, lá por volta dos 7 mil anos atrás. Com a agricultura, os grupos humanos foram deixando de ser nômades para fixarem-se num lugar apenas, tornando-se sedentários. O quê nao quer dizer, aliás, que eles deixaram de caçar e pescar, e sim que além disto eles plantavam e colhiam.
Uma vez sedentários, os grupos humanos começaram a ter um conhecimento melhor das plantas e ervas, bem como as suas propriedades tanto alimentícia como medicinais. Foi neste tempo que o culto aos mortos, isto é, aos seus antepassados, começou a ser um ritual respeitado por todos da comunidade. Foi quando começaram a enterrá-los em tumbas, em urnas funerárias, a homenageá-lo com flores e etc.
A agricultura trouxe também aos grupos humanos alguns desenvolvimentos e avanços tecnológicos, como por exemplo, o cruzamento das estações do ano: verão, primavera, outono e inverno.
Foi assim, isto é, com o desenvolvimento da agricultura, com o homem deixando de ser nômade para tornar-se sendentário, que a população foi aumentando. Portanto, se alguém disse para você que o aumento da população só se deu porque o ser humano precisa reproduzir, por uma lei biológica apenas, acrescente que isto só aconteceu porque a temperatura terrestre aumentou, fazendo aparecer grandes florestas, obrigando os homens a se fixar num canto e viver em comunidade, desenvolvendo a agricultura e aprendendo a se proteger dos perigos da selva.
prof. Glauber.
Fonte: Componente Curricular - História; ed. Moderna.



6 comentários:

  1. vlw e fiz um resumo to nesse site http://slideplayer.com.br/slide/323599/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom me ajudou no trabalho. Vlw

    ResponderExcluir
  3. Eu to fazendo um trabalho tomare q ta serto ta perguntando bem assim:como vivia os primeiros americanos

    ResponderExcluir