segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Regionalização: fronteiras e politização.

Um espaço geográfico, uma paisagem, nunca são iguais em outro lugar. Pelo contrário: as pasisagens são variadas, bem diferentes entre si. Mas, o que faz haver uma variedade tão grande assim de paisagens? Por que o espaço geográfico aprensenta paisagens tão variadas?
A causa primeira desta variação de paisagens se encontra na natureza. Ela, por ser bastante diversificada, produz grandes variações no espaço geográfico, onde o clima, o relevo, o solo e a vegetação são responsáveis pelo aparecimento de paisagens tão diversificadas na natureza.
A causa segunda é a sociedade. Ela, com as suas produções de riquezas, tanto nas cidades como nos campos, com culturas diferentes, modificam o espaço geográfico e as paisagens à seu modo. Com isso, as paisagens foram sendo profundamente modificadas pelo trabalho social dos homens, que ergueram cidades, insdústrias, cultivaram os campos, construíram rodovias e ferrovias.
O homem, por uma necessidade intríseca, precisa separar e dividir as coisas: ele precisa organizar. Por isso é que existe a regionalização do espaço geográfico. Regionalizar o espaço geográfico é divídi-lo em regiões. A divisão acontece levando em consideração as diferenças paisagísticas e a organização sócio-econômica das diversas áreas.A Divisão Regional feita pelo IBGE.
Foi o IBGE quem elaborou a regionalização oficial do Brasil. Fez lenvando em conta os princípios já ditos logo atrás. Ao fazê-lo, o IBGE dividiu o pais em cinco grande regiões: O Sudeste, o Sul, o Note, o Nordeste, e o Centro Oeste.Cada região tem a sua característica própria, a sua marca registrada, que faz diferenciar-se de outras regiões. A região sudeste, como se sabe, é a mais industrializda e urbanizada, enquanto que a região sul e Centro-Oeste o que se predomina é a agricultura e a pecuária. Já no Norte, há o predomínio dos garimpos, da exploração da natureza, e no Nordeste, que já foi a região mais rica do país, se encontra pobre, na seca.
Depois de falar sob o ponto de vista econômico, vamos falar agora do ponto de vista do clima e do espaço geográfico destes: no sudeste, onde estão as duas principais metrópoles brasileira: São Paulo e Rio de Janeiro, há o predomínio de morros, que antigamente eram recobertos por matas verdes tropicais, como o clima.
Na região Sul, predomina-se o campo e o pasto; é a única região do Brasil que tem o clima subtropical. No Nordeste, como se sabe, predomina-se a seca; na região Centro-Oeste, os pastos, os campos e os pantanais (Pantanal); e a região Norte há o predomínio das florestas, onde as queimadas e o derrubamento das árvores vem caminhando num processo de desvegetação, de desmatamento...
Logo abaixo, falarei com mais detalhes sobre essas cinco regiões brasileiras: Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.fontes: pessoal.educacional.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário