segunda-feira, 3 de agosto de 2009

As primeiras civilizações

O surgimento das civilizações.
A origem das civilizações se deu com a invenção da agricultura, quando os homens deixaram de ser nômades para se transformarem sedentários, ou seja, para morar num lugar fixo. Com a invenção da agricultura, surgiu o comércio, com o comércio surgiu os vilarejos, com os vilarejos surgiram as colônias, com as colônias surgiu a religião, e com a religião surgiu a escrita...
Com a agricultura, onde o homem desenvolveu técnicas de irrigação e adestrou animais para ajudá-los no plantio e na colheita, os homens, agrupados em terras férteis, deram vida aos vilarejos, que foram os embriões de sociedades mais estruturadas e complexas que vieram a se formar as civilizações.
Desses vilarejos, verdadeiros assentamentos urbanos, surgiu uma classe social de mercadores, que logo enviaram expedições a terras estranhas e fundaram as colônias para comercializar. Também desenvolveu-se templos religiosos; e mais tarde, um poder civil separado da religião. Com a religião, já disse, surgiu a escrita.
A Mesopotâmia:
O nome mesopotâmia, em grego, significa: entre rios. A Mesopotâmia está situada entre os rios Eufrates e Tigres, no sudoeste da Àsia. Por possuir poucos obstáculos, a Mesopotâmia era de fácil acesso, e isso era um ponto fraco em sua segurança, pois, por causa da facilidade de sair e entrar que ela muitas vezes foi ocupada e dominada por outros povos.
As civilizações da Mesopotâmia desapareceram há quase 2,5 mil anos. Os responsáveis para o seu desaparecimento foram os seguintes povos: os persas, os macedônicos, os àrabes, os mongósi, e etc. Assim, a região foi perdendo vestígios de sua história, com as suas cidades sendo destruídas e cobertas pelas areias com o passar dos anos. Uma vez destruída, as líguas faladas na Mesopotâmia desapareceram, e o mundo mesopotâmico, com isso, foi sendo esquecido de vez.
Os povos que viveram na Mesopotâmia desenvolveram a matemática, a astronomia, a escrita e etc. A região foi ocupada por povos como os sumérios, os babilônicos, os assírios e entre outros.Os Sumérios.
Os sumérios chegaram na Mesopotâmia um pouco antes do IV milênio a. C, e nos mil anos seguintes fundaram cidades e desenvolveram sua escrita curreiforme, que eram gravadas em tabuletas de barro.
Os sumérios foram os primeiros a criar uma vida urbanizada na Mesopotâmia. Eles colonizaram os pantanais do Baixo Eufrates que, somando-se ao Tigre, desagua no golfo Pérsico. A origem dos Sumérios é completamente desconhecida, e sua língua nao se assemelha a nenhuma outra.
Eles, os Sumérios, desapareceram a 4 mil anos.Os Acadianos.As cidades sumérias foram conquistadas pelos Acadianos. Liderados por Sargão o Grande, que era um rei guerreiro, por volta de 2400 a.C, eles tomaram a cidade semita chamada Akkad (Acade) que ficava no norte da Suméria. Depois, foram conquistando as outras cidades suméricas.
Os reis acadianos foram os primeiros a manifestar a ambição de governar o que consideravam a terra toda. Construiram um império que se estendia o golfo Pérsico ao mar Mediterrâneo, o qual, por volta de 2100 a. C desmoronou, com a invazão de Hamurabi, o rei da Babilônia.Os Babilônios.
Os sumérios, os acadianos, e os assírios ficaram submetidos ao império Babilônico, governado por Hamurabi. Este, para governar povos tão diferentes, criou o primeiro código escrito de leis do mundo, chamado o código Hamurabi.O código de Hamurabi era olho por olho, dente por dente, que, tendo em vista o direito à propriedade e o direito de defender a vida, contemplando também a honra, a dignidade e a família, punia os transgressores com castigos como o afogamento, a amputação da língua e outras partes do corpo.
Foi num dos maiores impérios que existiu, onde muitos monumentos foram erguidos, tal como a famosa Torre de Babel, chamada por eles de zigurate de Babel. Com a morte de Hamurabi, e o enfraquecimento da Babilônia, os reis acessitas ocuparam o poder, até os assírios os derrubarem.
Os Assirios.
Os assírios eram guerreiros que impunharam o domínio pelo terror. eles saqueavam, destruiam e massacravam os vencidos. Foram os primeiros povos a ter um exército organizado, onde os jovens eram obrigados a servi, seja em período de guerra ou não.Entre os anos de 883 a.C e 612 a. c conquistaram um grande imérdio, mas perderam para os Medas, que tomaram as cidades de Assur e Nínive.
Aula do prof. Glauber.
fonte: Wikipédia. org
veja outro artigo relacionado a este assunto: a primeira cidade do mundo e a primeira civilização

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Adorei este texto falando sobre as primeiras civilizações ele me ajudou muito obrigada !!!

    ResponderExcluir
  4. Mas e os Vimanas? e os textos épicos do Mahabharata, que descreviam com bastante ''precisão'' uso de bombas nucleares: "Gurkha, voando a bordo de um Vimana de grande potência, lançou sobre a tríplice cidade um projétil único, carregado com a potência do Universo. Uma coluna incandescente de fumaça e fogo semelhante a 10 mil sóis se elevou em seu esplendor. Era uma arma desconhecida, o Raio de ferro, um gigantesco mensageiro da morte,que reduziu a cinzas toda a raça dos Vrishnis e dos Andhakas. Os corpos ficaram tão queimados que se tornaram irreconhecíveis; Os cabelos e unhas dos que sobreviveram caíram; A cerâmica quebrou sem causa aparente, e os pássaros ficaram brancos;
    ...Após algumas horas todos os alimentos estavam infectados...
    ...para escapar do fogo os soldados se jogaram nos rios,para lavarem-se e aos equipamentos."
    Isso em cidades muitíssimas desenvolvidas de que tem de 10 a 15 mil anos atrás!!

    ResponderExcluir
  5. Prof. Gláuber não acredito que a Wikipedia seja uma fonte muito confiável, portanto você deveria procurar também sobre este assunto em outras fontes para se aprofundar no assunto, logo sua afirmação não é totalmente valida, recomendo que procure em livros e sites que lhe expliquem melhor sobre o assunto. Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do resumo da História Antiga sobre as 1ªs Civilizações!
    Mas a escrita desenvolvida pelos sumérios é a Cuneiforme*, e não Curreiforme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida... Que texto horroroso! Cheio de erros grosseiros de escrita. No último parágrafo o Glauber da Rocha ao invés de dizer que os assírios impuseram o domínio pelo terror escreveu que os assírios "impunharam o domínio pelo terror"... Pelo menos isto dá uma ideia do quanto os assírios aterrorizavam! A imagem ao fundo representando livros se observadas de certa forma também é apavorante e acredito que também sirva para representar o ódio que os assírios tinham e que alguns indivíduos têm pela leitura.

      Excluir
  7. Boa noite Professor Gláuber, é uma magnifica síntese, sobre o surgimento das civilizações. Um forte abraço .....

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Cite uma das primeiras civilizações e explique suas principais características.

    ResponderExcluir