segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A segunda guerra mundial


A segunda guerra mundial começou em 1939 e terminou em 1945, com os lançamentos das bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki, no Japão.
Quem começou a segunda guerra mundial foi a Alemanha. Hitler, inconformado com as imposições do Tratado de Versalhes, que proibia a Alemanha de fabricar tanques, aviões, submarinos e a manter uma artilharia pesada, assim que chegou ao poder, com o seu nazismo, rompeu com este tratado, dando início a uma reconstrução alemã fortemente armada.Tanto é que depois do rompimento com este Tratado, o exército alemão passou de um efetivo militar que contava com 100 mil para mais de 3 milhões de homens.
Fomentando a indústria bélica alemã, às vésperas da guerra, a Alemanha contava com aviões de guerra, caças, submarinos e armas de última geração.Enquanto isto, ou melhor, enquanto Hitler reconstruia o exército alemão, a Itália e o Japão, ambos do bloco de países vencedores da primeira guerra, tratavam de conquistar o mundo. Por um lado, a Itália de Mussoline, vivendo um processo de modernização, partia para conquistar a Àfrica, e depois, outros territórios; e por outro, o Japão, que saiu como a maior potência militar do extremo Oriente depois da primeira guerra, já estava dominando e explorando a China.
Hitler fez o mesmo, assim que reconstruiu militarmente o seus país, e ocupou a Áustria, anexando-a a Alemanha. Mussoline, nesse tempo, invadiu a Etiópia, que fica no continente africano.Nisto tudo, a França e a Grã-Bretanha, marcadas pelo sofrimento e pela morte de milhares de pessoas na primeira guerra, evitava, a qualquer custo, um novo confronto militar, e ficavam neutras - além disto, do pavor de uma nova desgraça mundial, esses dois países sabiam que nao tinham um exército capaz de derrotar a poderosa Alemanha, no caso de uma guerra. Entretanto, depois de Hitler trair o que prometeu na conferência de Monique - conferência esta feita justamente para evitar uma guerra - e depois de Hitler tomar todo o território tcheco, e invadido a Polônia, a França e a Grã-Bretanha declararam guerra à Alemanha.
A ocupação da Alemanha na Polôia foi feita em menos de um mês. Hitler foi devastando todo o país, matando milhares de pessoas, e principalmente: deu inicio à sua perseguição aos judeus, aos comunistas, aos ciganos e aos homossexuais, no que ele deu o nome de: "solução final", e executou cerca de 2 milhões de judeus nos campos de concentração de Auschwitz e Treblinka.
Foi a maior tragédia humana, o maior crime contra a Humanidade, a desgraça das desgraças, e tudo devido a idéias racistas e nacionalistas de um homem que pretendida acabar com tudo que não fosse branco, ariano, isto é, alemão puro.Depois de ocupar a Polônia, o exército alemão ocupou a Escandinávia, a Noruega e a Dinamarca. Foi quando a guerra começou de fato. Sem forças para combater, a Grã-Bretanha e a França, depois de sofrerem terríveis bombardeios, foram conquistadas por Hitler. Ao ser conquistada, Hitler fez eles assinarem um acordo de paz, onde metade da França era dele e a outra metade, do governo francês. Contudo, este governo francês, alinhado com as idéias de Hitler, fez com que a França agisse a favor da Alemanha.
Depois de ocupar a França, Hitler foi conquistar Bálcâns, importante fornecedor de petróleo e trigo para a Alemanha. Em seguida, conquistaram a Romênia, a Bulgária, a Grécia e a Iugoslávia. Agora, podia ocupar a União Soviética, sua maior ambição.A União Soviética, por sua vez, não acreditava que a Alemanha iria fazer tudo isto, pois o próprio Stalin assinou com Hitler um acordo de não-agressão. Por outro lado, o grupo soviético de espionagem, chamado de a "Orquestra Vermelha", disse a Satalin: eles vão invadir! Stalin, confiante que não, despreocupou-se, sendo surpreendido pelo exército alemão na madrugada de 22 de junho de 1941.
Hitler, apesar disto, encontrou grande dificuldade, sendo derrotado várias vezes, avançando um passo e retornando três. Enquanto isto, o Japão estava em guerra contra a China desde 1937. Ao ocupar a Indochina, os EUA declarou guerra contra o Japão, pois tinha muitos interesses econômicos e estratégicos nesta região.Antes, porém, tentou um acordo, que o Japão recusou. Recusando, aliou-se à Alemanha e à Itália, a fim de derrotar os EUA, e atacaram o Havaí. Os EUA declarou guerra oficial contra o Japão, e do outro lado, a Bulgária, a Hungria e a Romênia, aliados da Alemanha, declarou guerra aos EUA. Com isto, muitos países foram obrigados a entrar em guerra, que por fim acabou se tornado mundial.
O Japão, decidido a controlar o Pacífico, resolveram atacar a base norte-americana de Midway, na Ásia. Tal ataque foi desastroso, e o Japão perdeu milhares de soldados e aviões. Enquanto isto, a Alemanha lutava contra a União Soviética, onde ela foi derrotada em Moscou. Derrotada, Hitler ainda fez a sua última tentativa, e voltou-se para Stalingrado. Lá, encontrou uma resistência muito forte por parte dos soldados e principalmente dos seus moradores: crianças e mulheres entraram na guerra, defendendo a sua cidade.
Enquanto perdia em Stalingrado, a Alemanha também perdia em Kursk, na maior batalha de tanques de todos os tempos. Ao derrotarem os alemães, os soviéticos foram invadindo a Alemanha, com a ajuda dos países aliados, como o EUA, o México e o Brasil. Aos poucos, eles foram libertando a França, a Bélgica e a Holanda das mãos dos nazistas.Até que em abril de 1945, o exército soviético, junto com as tropas do EUA e demais aliados, invadiram Berlim, a capital do Reich. Os alemães resistiram, inutilmente. Logo depois, Hitler, vendo-se derrotado, suicida-se com sua esposa, seguidos por outros chefes alemães: era o fim da guerra para a Alemanha.
Enquanto isto, Japão ainda resistia contra os EUA. Mas os EUA, querendo exibir o seu poder militar, lançou as bombas atômicas sobre Hiroschima e Nagasaki, botando um fim definitivo na segunda guerra mundial.Venceu os EUA e a União Soviética. Perderam a Alemanha de Hitler e a Itália de Mussoline. Após a guerra, a Europa ficou em ruínas, e, além disto, dividida entre os países socialistas, subordinados à União Soviética, e os países capitalistas, liderados pelos EUA, que se empenhou na reconstrução da Europa.

Um comentário:

  1. Muito bom, esse texto mim ajudou muito no trabalho de historia
    Brigada mesmo

    ResponderExcluir