segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Fascismo e Nazismo

Como disse na aula passada, a catastrofe econômica da crise de 1929, que atingiu todo o mundo capitalista, tendo por consequência um grande número de desemprego, fez aparecer duas soluções para resolver o problema da crise mundial. Ao dizer isto, eu perguntei a vocês: quais foram estas duas propostas?
Aqui vai a resposta para esta pergunta.Para aqueles que consideravam ser o capitalismo o responsável pela crise - entre eles estavam trabalhadores, ativistas políticos e intelectuais - pregavam a revolução socialista para resolver o problema da crise, tal como aconteceu na Rússia em 1917.
Já outros - entre estes a grande burguesia - preocupados com a eminência de uma revolução, apoiaram as propostas autoritárias capazes de defender o capitalismo contra a ameaça comunista e recuperar assim os valores nacionais (nacionalismo).
Ou seja: as duas prospotas foram: continuar com o liberalismo (capitalismo desenfreado) ou implantar um regime comunista (socialismo).Em muitos países, entre a revolução e o liberalismo defendido de modo autoritário, venceu esta segunda opção.
O REGIME TOTALITÁRIO:
Como se sabe, o regime totalitário é a vontade do grupo governante que se faz valer, e não a vontade de todos, isto é, do Estado. Deste modo, vida íntima, forma de lazer, leituras e crenças eram ditados por uma minoria, e quem ia contra, era considerado criminoso. Ou melhor, para os governantes de regimes autoritários, toda e qualquer forma de discordância ou oposição em relação às decisões do governo é encarada como crime.
Dentre os regimes totalitários, os mais conhecidos foram o fascismo, na Itália; e o nazismo, na Alemanha. Estes foram as duas manifestações de regimes militarizados e centralizadores mais principais na Europa do entreguerras - países como Portugal, Espanha, Polônia, Austia e Hungria, assim como em outros países, também tiveram experiências autoritárias.
O FASCISMO NA ITÁLIA.
Durante a 1° Guerra Mundial, a economia da Itália teve um enorme impulso com as indústrias de armamentos, bem como também com as indústrias de aço e de ferro. Com o fim da grande Guerra, a sua economia caiu, houve uma taxa enorme de falência das grandes indústrias e de grandes empresas, e por conseguinte, de desemprego.
O fascismo começou com a fundação do fascio di combattimento, que era grupos paramilitares liderados por Mussolini criados para combater as organizações operárias socialistas que estavam se fortalecendo devido ao triunfo da Revolução Socialista na Rússia.
Com o apoio financeiro dos principais latifundiários, comerciantes, banqueiros e industriais italianos que aderiram ao fascismo, que é a proposta autoritária para conservar o capitalismo e o liberalismo, Mussoline e seu grupo atacaram violentamente as organizações operárias socialistas, a fim de que o comunismo não prospere.
Em 1922, houve a Marcha sobre Roma, onde os fascistas exigiam a entrega do poder para o seu líder, Mussoline. O rei da Itália, pressionado, convocou Mussoline para formar um novo governo. Com Mussoline no poder, a Itália entrou numa fase de recuperação. Investiram na infra-estrutura urbana e na construção de obras públicas para combater o desemprego; contudo, a situação dos trabalhadores não mudou significamente.
Mussoline ficou no poder até a 2° Guerra Mundial, e exerceu uma bruta reprenssão contra os seus opositores, mandando matar muitos trabalhadores, intelectuais e artistas que iam contra a sua forma de governo. Numa só frase: foi para defender os interesses dos liberais e capitalistas que Mussoline combateu com armas aqueles que pensavam diferente dele, vindo a matar muitos inocentes.
aula do professor Glauber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário